Baseada em fatos reais, “Uma Guerreira na Escuridão” mostra os desafios e a superação de uma mulher surdocega devido a Síndrome de Usher
Uma filha surdocega, convive com seu pai que tenta ajudá-la e protegê-la de todo jeito, mas também é muito ajudado e acaba aprendendo muitas coisas com ela, que com sua força de vontade, dedicação e perseverança, mostra-se uma Guerreira tornando-se um exemplo de vida, buscando seus direitos, outras alternativas para suas atividades, se superando e contagiando as pessoas com a sua positividade e boa energia.
O espetáculo ficou em cartaz no primeiro semestre de 2024 no Teatro Ruth Escobar tendo ótimo retorno do público que se emocionou e indicou o espetáculo para amigos e familiares, sendo um sucesso de público.
O Teatro Ruth Escobar possui 3 salas de espetáculos.
Sala Dina Sfat com 366 lugares
Sala Gil Vicente com 317 lugares
Sala Myrian Muniz com 90 lugares
O público mensal nos 12 espetáculos em cartaz no teatro atualmente é em média de 1200 pessoas por semana e todos passam pelo saguão com os cartazes de divulgação das peças.
Contrapartida
Cartazes em instituições, centros culturais e outros espaços com bom fluxo de pessoas
Empresa de marketing digital contratada com verba diária para chegar no público alvo da peça:
Pessoas com deficiência
Médicos
Motociclistas
Pessoas ligadas a centros holísticos
Público geral
PÚBLICO DIRETO
480 pessoas durante a primeira temporada (2 meses -março e abril de 2024)
PÚBLICO INDIRETO
10 mil pessoas de público do Teatro Ruth Escobar
200 mil pessoas no plano de mídia das redes sociais
Autor: Tuca Miranda
Direção e Concepção artística: Chico Cabrera
Elenco: Carô Carvalho, Fábio Pinheiro e Tuca Miranda
Produção Executiva: Carô Carvalho e Tuca Miranda
Cenografia: Bruno Miranda
Libras e Violino: Fábio Pinheiro
Trilha Sonora: Gabriel Ivanoff
Figurino: Rita Ivanoff
Iluminação: Chico Cabrera
Operação de iluminação e sonoplastia: Francisco Alves
Consultoria de audiodescrição: Roseli Garcia
Diretor, Ator, Apresentador e Produtor.
Como Diretor, seus principais trabalhos foram: Amor, Brigas e Novela das 8 (de Raul Franco), O Encantamento do Boto e Yara (de Elisabeth Cavalcante e Geraldo Fernandes), Avoar (de Wladimir Capella), Um Pijama para Seis (de Marc Camolletti), Panos e Lendas (de Wladimir Capella) e Amigos, Amigos, Mulheres a Parte! (de Tuca Miranda).
Também teve importante passagem como Presidente do Conselho Municipal de Cultura em São Caetano do Sul, e na Presidência da Cooperativa Paulista de Teatro.
Atualmente é presidente da Apetesp (Associação dos Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo)
Atuou em 22 peças teatrais entre elas, Othelo e Desdemona, Os 7 Gatinhos e O Bem Amado. 04 Novelas no SBT: Marisol, Seus Olhos, Amigas e Rivais e Vende-se um Véu de Noiva. 05 Filmes em cinema: 03 curtas e 02 longas. 51 filmes publicitários, 01 premiado no festival brasileiro. 03 comerciais mídia impressa e 01 participação no programa Tom Cavalcante. 08 Direções teatrais, 01 delas Ester, A História de uma Rainha.
Como autor possui: 57 textos teatrais, 13 roteiros para cinema, 02 roteiros para TV e 16 poesias.
Formada em Artes Cênicas e Música pela Unesp nos anos de 2001 e 2004, respectivamente, atua no mercado cultural desde 1995. Com “A Lenda de Peter Pan” estreou no teatro com 15 anos, profissionalizando-se aos 18.
Participou como atriz em mais de 20 montagens teatrais, dentre elas: “Missa Leiga” com direção de Marco Antônio Rodrigues, “Nenhum Alguém em Lugar Algum”, direção de Alexandre Mate, “Panos e Lendas “, “Avoar” e “Amigos, amigos…Mulheres à parte” com direção de Chico Cabrera e “Mulheres, tanta coisa em comum” e “Do Abismo às Estrelas”, com direção de Renato Scarpin.
No cinema participou do longa “Caixa 2” direção de Bruno Barreto.
Locutora e cantora de jingles de importantes peças publicitárias, teve sua voz (falada ou cantada) em mais de 1000 peças nacionais nos últimos 5 anos.
Atualmente faz parte do ensemble do Maestro Marconi Araújo, do espetáculo “Poetas em Concerto” e dos musicais infantis “Avoar” e “Panos e Lendas”, além de ser professora do curso online de locução comercial “Caminhos da Voz”, com mais de 280 alunos inscritos.
Fábio Pinheiro atua em múltiplas frentes.
É ator, diretor e dramaturgo, tendo trabalhado com importantes diretores da cena teatral brasileira e internacional, além de atuar como dublador.
É também instrumentista, compositor e cantor lírico – barítono -, participando como músico em teatro musical e em óperas e concertos, além de fazer preparação vocal para coros mistos e grupos teatrais.
Pedagogicamente, atua como docente de teatro, música, espanhol e na área da educação especial e inclusiva, sendo licenciado e pós-graduado em todas essas áreas, inclusive em Surdocegueira.
Performa como intérprete de Libras em âmbito laboral artístico e educacional.
É Mestre em Educação pela UNITAU, com pesquisa voltada para música para Surdos, sob orientação da Profa. Dra. Juliana Marcondes Bussolotti e, atualmente, é doutorando na USP com pesquisa em ensino e proficiência de/em espanhol para Surdos, sob orientação da Profa. Dra. Cássia Geciauskas Sofiato.
Mestre em Educação, Arte e História da Cultura (Universidade Mackenzie). Especialista em Arte-Educação (USP). Graduada em Letras (Universidade Mackenzie).
Consultora em audiodescrição (Ver com Palavras). Consultora em acessibilidade em museus e espaços artístico-culturais.
Palestrante sobre inclusão de pessoa com deficiência no mercado de trabalho, educação inclusiva, engajamento em projetos e temas relacionados.
Trabalhou durante 28 anos na área de Recursos Humanos do Instituto Presbiteriano Mackenzie.
Professora da língua inglesa.
E-mail: teatroumaguerreiranaescuridao@gmail.com
WhatsApp de Tuca Miranda – 11-96441-0004
Todos os direitos reservados